A primeira das dicas é a checagem de portas e janelas fechadas dos imóveis ao sair para os festejos, de preferência trancadas, para dificultar a ação de bandidos.
Se for aproveitar a folia em outra cidade ou estado, o aconselhável é pedir a um vizinho ou amigo de confiança que recolha as correspondências na casa. Isso evita que criminosos tenham a certeza de que o imóvel está vazio.
Portar também apenas a quantia em dinheiro necessária para curtir a festa, de preferência em notas de pequeno valor, além do documento de identidade, dispensando itens como joias, relógios, máquinas fotográficas, entre outros, colabora para não ficar visado por assaltantes.
Crianças
Os menores de idade devem sempre estar acompanhados de um adulto, sendo pais ou responsáveis.
Para garantir maior segurança do pequeno folião, a criança deve estar munida de identificação que pode ser feita com um cordão ou barbante e um papel plastificado pendurado ao pescoço, ou até mesmo uma fita colada no pulso.
Nessas etiquetas de identificação devem constar o nome da criança, do adulto responsável, o endereço da família e o telefone de contato.
Carro
Antes de pegar a estrada, é necessário verificar as condições do veículo: sistema de freio, níveis de água, óleo, combustível e a parte elétrica do automóvel.
Respeitar a legislação de trânsito, evitando atitudes negligentes e imprudentes como exceder a velocidade, ultrapassar pela direita, andar pelo acostamento e consumir bebida alcoólica antes ou enquanto dirigir, é fundamental.
Todos os passageiros do veículo devem utilizar o cinto de segurança.
Antes de sair de casa
Os bombeiros também alertam para medidas necessárias, entre elas verificar se o botijão de gás está fechado antes de sair de casa;
ver se os aparelhos elétricos estão desligados, inclusive com o cabo de força retirado da tomada;
evitar deixar crianças menores ou pessoas com idade avançada sozinhas em casa, entre outras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário