segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Ameaça virtual. O que deve ser evitado no twitter?

RTweet → @helenarte

Tenho tido várias tentativas de spams querendo me seguir.
Estou atualmente com uns 60 followers, mas para ter uma idéia, talvez já estaria com mais de 100 se não estivesse fazendo o block de spams.
Então fiz um levantamento para poder passar aos meus caros twitteiros um alerta de como se prevenir contra ameaças virtuais que pairam pelo twitter.
Estes spams followers possuem algumas características que já postei ⇒ aqui no blog. Portanto vou expôr um resumo do levantamento que fiz sobre o assunto:

  • Pelo menos 2% dos spams já estão utilizando os serviços de URLs curtas, tipo bit.ly, tiny.url, etc; e esta tendência já tem aumentado bastante desde o último mês.
  • Detalhes secretos sobre celebridades, notícias de última hora e de grande repercussão como morte de Mickael Jackson, acidente com Felipe Massa, tem sido utilizado por spams para incentivar downloads de fofocas ou da febre do momento.
  • Pessoas solicitando dinheiro, também ocorre uma certa 'mendicância' online que devemos estar atentos. Casos e situações tristes e/ou dramáticos devem ser questionados sobre sua veracidade. Não saia fazendo depósitos. Não estou dizendo para que não ajudem a quem de direito, mas verifique se não está sendo vítima de algum golpista online. E ATENÇÃO: Nunca, jamais forneça seus dados pessoais e/ou (principalmente) bancários em um sistema que não seja de inteira confiabilidade. Há certificações, como verysign por exemplo, para atestar se um site é seguro ou não.
  • Cuidado com telas de login falsas! Jamais efetue o login senão no próprio site do twitter.com (isto também vale para orkut, facebook e afins). Muitos usuários tem sido atraídos por perguntas curiosas do tipo: "olhe isto aqui, veja esta imagem, etc.;", e tem passado seus dados de login e senha através de telas falsas, que imitam os verdadeiros locais de acesso que é através do próprio site oficial.
  • Teste seu QI. Se você já viu esta frase, ela induz você a se inscrever em um serviço que custa 30 dólares/mês sem te dar real esclarecimento sobre isto.

Fonte: IDG Now

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...