sábado, 29 de agosto de 2009

Não esquente X-/ com as pisadas no seu calo

A grande maioria das pessoas se frustra e se estressa pela confusão de suas idéias.

Se o que você realmente deseja é uma vida feliz, a idéia não é criar uma vida onde seus calos nunca sejam pisados. Pelo contrário, a idéia é criar um estado mental onde, mesmo quando alguém pisa no seu calo, não faz mal, pois isto não o afeta tanto!

Encare que sempre haverá quem pise no seu calo. Grande parte das vezes não é de propósito, mas às vezes sim. Isto não deve lhe causar espanto ou surpresa, pois é assim mesmo que as coisas funcionam. Por isso, insistir em ser feliz apenas quando todo mundo te trata do jeito que gostaria de ser tratado - e adiar sua paz de mente e de espírito até que ninguém lhe dê um pisão - é um certificado de garantia de estresse prá toda a vida.

Penso ser muito mais sensato e realista batalhar para ser à prova de pisões no calo.
Consegue imaginar a maravilha de raramente ficar aborrecido(a), irritado(a) ou sentir-se incomodado(a) simplesmente porque alguém age de uma forma que não está de acordo com os seus desejos? Isso não quer dizer que você não deva preferir que as pessoas ajam de certa forma. Todos nós fazemos isso. Minha sugestão é que você seja capaz de não se deixar afetar pelas coisas, de afastar-se delas, ignorá-las, ou deixar comentários prá lá - gestos ou comportamentos potenciamente irritantes.

Conseguir isto é relativamente fácil. Em vez de reagir diante dos outros como de costume, procure receber as coisas que normalmente parecem irritantes com uma atitude de aceitação. Em vez de pensar "De novo não. Detesto isto...", procure encarar de um modo diferente. Diga para si mesmo, "aqui está mais uma oportunidade para eu aumentar minha força. Mais uma chance de não deixar que me irritem."

Você ficará surpreso(a) de ver como é fácil praticar essa estratégia quando se dispuser a isso, porque trata-se apenas de uma mudança de intenção. Comece com pequenas coisas, como alguém que olha feio prá você, ou quem faz um comentário infeliz. Pratique não ficar zangado e deixar prá lá. Se ceder ao seu antigo hábito e reagir, tudo bem. Não faz mal. Durante a sua vida você vai perder uma porção de vezes - todos nós perdemos. No entanto, cada vez que conseguir deixar alguma coisa prá lá e não ficar irritado, você ficará um pouquinho mais forte e mais sensato, e verá que é possível permanecer calmo(a)! :)

Em pouco tempo aquelas mesmas pequenas coisas não vão mais irritá-lo(a) tanto, se é que vão. Então você será capaz de deixar prá lá coisas maiores, e assim por diante. Como tudo na vida, você só precisa se conscientizar de que está praticando e por quê.

Lembre-se que todo mundo se zanga e se irrita com os outros - não há vantagem nenhuma nisto. O segredo não é ficar irritado(a), como a maioria das pessoas fazem, e sim saber que a verdadeira força reside em permanecer tranquilo(a), sensato(a) e não deixar que quem pisar no seu calo lhe afete demais. ;)

RTweet → @helenarte


Artigo extraído da série de livros:
Não faça tempestade em copo d'água
Autor: Richard Carlson

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...