sexta-feira, 24 de julho de 2009

Utilidade Pública: Gripe Suína

O que é?

É uma doença resultante do vírus influenza A, também chamado de H1N1, que se diferencia deste por não conter apenas material genético de vírus humano, mas também de aves e de vírus suínos europeus e asiáticos.

Quais os sintomas?

Os sintomas, bastante parecidos com os da dengue ou da gripe comum, incluem febre à partir de 39º, falta de apetite, tosse e dores musculares. Alguns pacientes também apresentam dor de garganta, náusea, catarro, vômito e forte diarreia.
Os sintomas aparecem entre as primeiras 24 e 48 horas de contágio.

Como é sua tranmissão?

Atualmente da mesma forma que a gripe comum: por via aérea, de pessoa para pessoa, por meio de espirros e tosse.
Os vírus podem ser encontrados não apenas nas secreções nasais, mas também nas fezes. Também sobrevivem dias ou mesmo semanas em superfícies secas. Tudo indica que as pessoas podem se contaminar ao encostar em superfícies contaminadas e depois tocar nariz, olhos ou boca.

Como se prevenir?

Evitando as formas mais comuns de contágio: contato com pessoas infectadas, ou que apresentem os sintomas, e contato com objetos de manuseio público como maçanetas, teclados e telefones.

Lembre-se sempre de lavar bem as mãos!

Quais os riscos da gripe suína?

Os vírus da gripe são frequentemente fatais. A própria OMS estima que variações da gripe matem de 250 mil a 500 mil pessoas em um ano normal, número que aumenta significativamente durante pandemias.

As últimas pandemias (epidemias generalizadas) ocorreram em 1968, 1957 e 1918.
A gripe pode matar também ao causar uma pneumonia ou ao deixar o sistema de defesa do organismo mais vulnerável a infecções bacterianas.

RTweet → @helenarte

FONTE: Esta postagem é um resumo da matéria na Folha Online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...