sábado, 29 de agosto de 2009

Procure não ver defeito em tudo

Uma das coisas mais fáceis do mundo é ser um descobridor de erros. Como o nome sugere, essa é uma tendência quase universal de estar sempre alerta, pensando nisso e constantemente apontando as falhas e imperfeições dos outros, da sociedade, do mundo e as suas também. Temos uma tendência natural de querer que as coisas melhorem e, como há muita coisa no mundo que obviamente precisa melhorar, não admira que tanta gente cultive esse habito.

O problema de ver defeito em tudo, especialmente do bom descobridor de erros, é que é uma maneira garantida de ficar infeliz, estressado e frustrado. Quando a sua mente se concentra principalmente nos problemas, nas ciladas e imperfeições, é exatamente isso que você vê. Com o tempo, vai ficando cada vez mais exigente e acaba se tornando um especialista.

Não sugiro que ignore os problemas, ou que finja que coisas ruins não aconteçam, mas que aprenda a aceitá-las como são - pelo menos na maior parte do tempo, e especialmente quando não forem tão importantes. Do contrário, o hábito de apontar os erros passa a ser um estado mental que transforma sua vida numa observação constante das imperfeições dos outros e do que precisa ser corrigido. Isso, mais do que qualquer outra coisa, estimula as tempestades em copos d'água.

Por outro lado, se você conseguir se disciplinar e "morder a própria língua" quando vir imperfeições menores, pessoas cometendo erros, "cabelinhos em casca de ovo", vai adquirir a capacidade de deixar passar mesmo as coisas que costumavam incomodá-lo(a) ou irritá-lo(a). E quando fizer isso, vai recuperar seu entusiasmo e gosto pela vida - porque a vida é deslumbrante quando não estamos ocupados descobrindo seus defeitos.

RTweet → @helenarte


Artigo extraído da série de livros:
Não faça tempestade em copo d'água
Autor: Richard Carlson

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...